quarta-feira, 28 de maio de 2008

Vários tipos de Preconceito

Preconceito Racial
O Racismo é a tendência o pensamento, ou do modo de pensar em que se da grande importância a noção da existência de raças humanas distintas superiores umas ás outras.
O racismo não é uma teoria científica, mas sim, um conjunto de opiniões pré concebidas entre os seres humanos, isto faz com que alguns acreditem ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial.
Todos nos conhecemos, “brancos contra negros, contra amarelos, contra vermelhos, contra …. É um monte de cores contra um monte de cores”.

Preconceito Sexual
O Preconceito Sexual, é discriminar alguém pela sua escolha sexual. Homossexuais e bissexuais, são agredidos por não serem “iguais” às regras da sociedade. Muitas pessoas, escondem a sua opção sexual, simplesmente por medo, pois temem serem discriminados pelos outros, e sofrerem de insultos, brincadeiras e apelidos indesejáveis.

Preconceito Social
O Preconceito Social, esta muito na moda pelo facto de que as pessoas mais bem na vida discriminam os mais pobres, por exemplo: “Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo, “isso é coisa de pobre.”, Ou vise versa”.


Preconceito em relação à religião
Existem vários tipos de preconceito em relação à religião, pois nem toda a gente é crente, existe várias “rivalidades” entre diferentes tipos de religião.


Preconceito em relação à mulher
O preconceito em relação as mulheres, é denominado por machismo existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque, vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente do que fazem em casa.
Nos dias de hoje , a mulher já é mais autónoma, dona de si própria, mas mesmo assim existe algum preconceito principalmente no mercado de trabalho, pois acham que a mulher não é auto-suficiente para trabalhar em diferentes tipos de emprego.

Preconceito em relação aos deficientes
O preconceito em relação aos deficientes, seja o deficiente físico ou mental, não tem jeito… é só sair na rua que olham torto, mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagiosa.
E não é só de olhar torto que existe o preconceito, eles são rejeitados e, quando precisam, ninguém se dispõem a ajudar.
Para essas pessoas, é muito difícil fazer amizades e ainda mais difícil ser aceitar pela comunidade

Preconceito em relação ao Etnocentrismo
Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseado nos valores adoptados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a ouro.
Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ser menor desenvolvido tecnológico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Américas, na África e na Oceânia) se comparado a outro mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, alem d não possuir diversos problemas que esse grupo “superior” possui.

Preconceito em relação á Xenofobia
Xenofobia é comummente associado a aversão a outras raças e culturas. É também associado à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo que apresenta a fobia habitualmente não entra em contacto e evita.
Por esta razão xenofobia tende normalmente a ser visto como a causa de preconceitos. Por exemplo, defensores do termo Homofobia acreditam que todo preconceito a Homossexuais provém de medo irracional (fobia).
Porém isto não é totalmente verdade. Xenofobia pode realmente causar aversões que levam a preconceito raciais ou de grupos. Contudo nem todo o preconceito provém de fobia. Preconceito pode provir e outras causas. Estereótipos pejorativos de grupos minoritários, por exemplo, podem levar um indivíduo a ter uma ideia errada de outro grupo podendo ultimamente levá-lo ao ódio. Outra causa pode provir de ideias e conceitos preconceituosos, em que a causa não é fobia, mas conflitos de crenças. Esta causa é similar á anterior, porém é gerada por conflito de conceitos, não desinformação. Por exemplo, um grupo machista odiando homossexuais (por contrastar com a sua forma de vida), religião pregando contra outras religiões (por conflito de conceitos), ideias políticos como o arianismo nazista.

75 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que esse tipos de preconceito são uma bobeira todso mundo é igual♥♥♥

larisa dias disse...

tdos nos somos iguais nao inporta cor defisiencia,o sexo e tudo mais,defemos tomar vergonha na cara,principalmente os homens,somos todos irmao de umso pi e ele nao suporta isso

Anônimo disse...

preconceito e uma bobeira☺☺☺

Anônimo disse...

Será que vocês poderião fazer so o preconceito sobre os idosos!!!
Brigado espero resposta.

Anônimo disse...

Preto tem q ir todo mundo toma no CÚÚÚ!!!

Anônimo disse...

Uma bosta que somos iguais sua doida só c for vc

Anônimo disse...

sou foda didin digidim digidim

Anônimo disse...

vai se fudeseus filha da puta racistas de merda

Anônimo disse...

racista tem que morre chupando pau

Anônimo disse...

ESTOU FAZENDO UM TRABALHO ESCOLAR SOBRE O PRECONCEITO. ANALISANDO TODOS OS TIPOS DE PRECONCEITO. SÓ DIGO UMA COISA EM RELAÇÃO AS PESSOAS DISCRIMINATORIAS. VOCES SÃO RIDICULARMENTE RIDICULOS.

Anônimo disse...

Sei q todos são diferentes!!! pois não precisamos nos se discriminar assim..Pois preconceito é uma falta de respeito contra as pessoas...

Anônimo disse...

não tenho nada contra o omossexualismo, á religião, preconceito racial e a deficientes, acho q é a diferença de cada um q nos tornão unicos e o q nos une é o amor. E o q eu posso dizer das pessoas preconceituosas q elas são umas pobres coitadas, tenho é pena dessas pessoas.

francieli mota disse...

Cada pessoa é de um jeito,não somos todos iguais, imagine só se fossemos todos identicos.....
o mundo não teria graça, nem diversidade, nem oposição. Devemos saber conviver com todas as pessoas...OK

MARIAN OLIVEIRA disse...

NA MINHA OPINIAO É QUE AS PESSOAS QUE TEM PRECONCEITO SAO IDIOTAS POIS SOMOS TODOS DIFERENTES

Yasmin Queiiroz disse...

aaa tipo eu nao tenho nada contra o preconceito pq se vc fosse chingado de um noome ou de alguma coisa qe vc mais odeia voce nao ia gostar igual os qe vcs tem contra...entao para de palhaçada gente vcs podem me criticar

Yasmin

Nao me julgue antes de me conhecer, voce so sabe meu nome , e nao a minha historia..
TA LIGADOO
pense no seus defeito para depois criticarem os outros

Anônimo disse...

vao tomar no meio cu do racistas miseraveis putos vao calar o cu seus veados vao entrar em coma chupando pau de cabra porra voces nao prestao

Anônimo disse...

o negro sao todos putos

leticia silva disse...

é evangélica é mais correto que crente !!!!

leticia silva disse...

é evangélica é o correto e não crente !!!!

minha vidinha disse...

cade o preconceito no trabalho?
to precisando dele

waleska disse...

falta o preconceito economico !

Anônimo disse...

Eu acho que todos esses preconceitos nao deveriam existi porque...
SOMOS TODOS IQUAIS...

felipe disse...

Esse assunto é muito serio,pois atualmente vivemos em um mundo cheio de cituações em que se voçê não portar,não se policiar e entender o direito de todos vai parar na cadeia então fica ai um penssamento:"O MEU DIREITO COMEÇA QUANDO O SEU TERMINA".Obrigado.

Anônimo disse...

ninguém é igual;Deus fez todos diferentes um dos outros;um tempo atras não se via nas ruas gays, lésbicas,bissexuais e outras porras dessas virou modinha, mulekes com essas calças coloridas, cabelinho chapinha, aff sei lá o mundo ta bagunçado...

Anônimo disse...

Eu acho mto errado a pessoa ser preconceituosa por no mundo existe so uma raça a raça humana todo mundo e igual.

Paula Alexandra Nunes disse...

nao nenhum de nos somos iguais...
temos qe apreder a lidar com as direnças... nao pq uma pessoa eh cega, por exemplo, qe ela tem um valor inferior ao meu... nao somos iguais... mas temos os mesmos valores. Paula nunes

Anônimo disse...

falam ate bem do preconceito mas olha vocês NEM SABEM OQUE E PRECONCEITO da pra para de chama os outros de--------------- ------------ agente não gosta de ler isto ta ha pessoas que nem sabe oque é preconceito por isso que posta tanta bobagem quanta ignorância

adriana buchweitz brandt disse...

Que bobagem esta história de preconceit.
Só pessoa muito ignorantes para praticar isto.
Antes disso pense muuuuuiiiiito em seus atos.

Eduarda D. Treichel disse...

Sei que encontrei uma pessoa nao conhecendo direito pensando horrores dela ou melhor dele.Depois que conheci direito nao é bem assim gosto por dmais
ANTES DE QUALQUER COISA CONHEÇA A PESSOA DIREITO

Régis voigt disse...

Régis disse
preconceito é uma coisa que a gente não pode ter.Pois temos que ter respeito as pessoas mais velhas e as diversas do mundo inteiro.

francieli drawanz disse...

francieli quem tem respeito n e preconceituoso
n e eu ou vc que escolhe o jeito do outro

ve se cria vergonha........

Bruno Cavalcante disse...

""larisa dias disse...
tdos nos somos iguais nao inporta cor defisiencia,o sexo e tudo mais,defemos tomar vergonha na cara,"principalmente os homens",somos todos irmao de umso pi e ele nao suporta isso""

Principalmente os homens?????
Se referir desta maneira é uma forma preconceituosa.
Gera o conceito de que o sexo masculino é pratico ignorante em relação ao assunto.
Vc mesma não disse que somos todos iguais?
VC esta contra o preconceito ou apoiando-o?
Poderia me explicar o pq disso larisa?

guda contemporâneo disse...

Qual a vantagem que a pessoa tem ao ser preconceituosa? Principalmente quando se trata de cor,classe social, etc. É pura ignorância mesmo!

Anônimo disse...

todo mundo foi feito pelo mesmo homem (Deus) porisso devemos respeitar os outros nao importa o que elas deixam de ser e ter.Tenho certeza que eles sao melhores voces os idiotas porque sao todos sao todos iguais

Anônimo disse...

Os preconceituozos sao lixos, nao sabem respeitar a craçao de DEUS!
:D

robertho henryck disse...

Eu não aceito as pessoas ter preconceito ,mas eu respeito e essas pessoas que tem preconceito deveriam fazer a mesma coisa "respeitar os outros" porque somos todos iguais ,mais não pela aparência é caráter mas sim pq somos todos humanos.

Deivisson R. disse...

De fato nós nao somos iguais, nem aos olhos de Deus nem aos olhos da justiça, se fossemos iguais perante Deus, nao haveria a segregaçao de inferno e céu, a justiça favorece sim quem tem um maior poder aquisitivo e quem tem um sobrenome de renome no país, as diferenças sociais e historicas sao bem presentes o problema é a conciencia das pessoas que ainda nao suportam o fato de dividir o mesmo espaço com uma pessoa que se distingui do seu convivio social, eu tenho algum tipo de preconceito e todos nós temos, a diferença e a forma que me dou com isso, respeito qualquer diferença imposta por esse mundo, as coisas mudam gente, é incrivel como nó conseguimos nos acostumar e ate amar as novas tecnologias que facilitam tanto nossa vida, mas por outro lado essa idiotice de julgar os outros pela diferença ainda existe, somos nós dessa geraçao que vamos mudar essa realidade, tenho só 18 anos, mas afirmo que qualquer tipo de diferença presente no meu convivio social é bem mais facio superar e respeitar do que fazer um papel ridiculo de preconceituoso... A ti leitor!!!

Kduziinho Siilva disse...

Muito Obrigado , me ajudou muito num trabalho de Ensino Religioso ! // Devemos Respeitar as pessoas " diferentes " como você , ou , se coloca no lugar daquela pessoa que está sendo mal tratada por você !! CUIDADO :) Fiquem na Paz de Cristo Jesus :)

Anônimo disse...

38devo dizer que em nem tudo somos diferentes temos nossos gostos preferencias e cor de pele mas somos igual em uma coisa somos todos filhos de deus

gabrielgqn disse...

eu acho isso uma bestera negro ou branco somos todos filho de deus
esses racista que dis que e nao
e nada se fo de pega branca ele pega
se for de pegar negra ele pega entam eu acho isso completamente uma boubage

Anônimo disse...

adorei o site e essas pessoas que falam mau vao se fode

Anônimo disse...

Não Tenho Vergonha Nenhuma De Ser Morena ... A Final Morena Faz Diferença .. E Eu Não vim Ao Mundo Pra Agradar ninguém . E Agradeço Aqueles que não tem preconceito Por Que Isso e uma vergonha para a sociedade e preconceito Não E Coisa De Gente educada .

Anônimo disse...

vey todos os preconceituosos vao toma nakele lugar...vcs,seus ignorantes nao sao melhores q ngm nao.......somos iguais sim todos temos dois braços duas pernas dois olhos e MELANINA na pele ....se alguem é diferente é pq sempre vai ser,ela nao escolheu ser assim................esses hipocritas criticam qm eles gostariam de ser.nao passam de um bando de pessoas mal amadas...sem respeito e consideraçao pela merda q chamam de vida!

Recado dado!!

Anônimo disse...

ñ gostei muito por eu achei muito estranho
maais

Anônimo disse...

odiei esta pag pois tem poucos preconceitos

Anônimo disse...

Eu tenho orgulho de ser morena , e acho ridículo essas pessoas que tem preconceito , na boa , quantas pessoas ai nesse Mundo estão evoluindo pra caramba e são oq?? , negras é claro ... eu não tenho nenhum tipo de preconceito ;)

Anônimo disse...

quem ñ gosta de preconceito tem preconceito com os preconceituoso

Anônimo disse...

Todos falam:A não deveria existir isso porque somos todos iguais.
Não minha opinião não somos todos iguais,mais todos nós devemos aprender a respeitar essas diferencias. Não ligo para isso preconceito é uma coisa sem razão pessoas que não sabem viver numa sociedade que tem várias diferencias.

Anônimo disse...

Ea mesma coisa que preconceito social dAããã

Jéssica disse...

Eu não acho que todos são iguais, por que eu não sou igual a esses tipos se pessoas racistas de todo o tipo, vcs RACISTAS sim são diferentes e merecem coisa muito ruim, se vcs não respeitam os outros fiquei com a merda de opinião de vcs, pq ninguém precisa dela, SOMENTE RESPEITEM O PROXIMO ao invez de ficar criticando.

Dany Martins disse...

Qual é o nome das autoras???

Gi Frois disse...

Preconceito é bobeira!
E mais bobeira ainda é dizer "todos somos iguais" NÃO, todos somos diferentes uns aos outros. Pelo mundo achar que todos são iguais, ai começa o preconceito, os "diferente" sofrem por não serem como o resto.
Na verdade cada um tem uma caracteristicas, não existe pessoas iguais. Devemos apenas respeitar as diferenças

Anônimo disse...

Há varios tipos de perconceito. As vezes apanho o metro para casa. Um dia estava na paragem do metro e estava um grupo rapazes e raparigas bem vestidos com sapatinhas da nike casaco da yanke enfim aquelas coisas caras... eu passei por eles e troceram o naris e abanaram os olhos uns para os outros, como quem diz olha este todo mal vestido deve de cheirar mal.

Anônimo disse...

todos somos iguais sim só muda a caricatura a cor e o jeito de ser ninguém tem mais ou menos coisa no corpo q vc tem so defisiente e alguns ainda... quera ver se vcs tivesse um irmão ow irmã com uma defeciensia ow ate mesmo algum parente se fosse seu irmão(a) q sofre-se bullyng aii vc iri querer faser agunha coisa para ajudar então eu tb acho q todos nos somos iguais aos olhos do pai

Anônimo disse...

Hue

Anônimo disse...

Adori o site me ajudou muito no trabalho! Eso digo uma coisa sobre os preconceituosos... Merdas! sao uns merdas!

Anônimo disse...

Pra quem tem preconceito com negros, homossexuais,religião ou seja la o que for, deem uma olhada nisso e pensem se poderia ser qualquer um de vcs no lugar dessas pessoas.
https://ushmm.org/wlc/ptbr/gallery_ph.php?ModuleId=10005168

fabiana abade disse...

eu acho que todos somos iguais e não devemos ter precomceito com nada

Anônimo disse...

Todos somos iguais perante Deus. Não deveria existir preconceito!

Anônimo disse...

Nossa , geral aqui tem um português que é uma maravilha !!!

Anônimo disse...

Dizer que todos nós somos iguais é de fato errado, porque nós não somos todos iguais, e temos que aprender a lidar com isso e não tentar ocultar nossas diferenças. É aprendendo isso que vamos poder tornar o mundo um lugar melhor. ^^

Anônimo disse...

no brasil era pra ter pena de morte para os pedófilos e preconceituosos tomarem no cú !

Anônimo disse...

pra mim todos nos somos diferentes na aparencial ninguem é exatamente igual mas somos iguais nos sentimentos no sentir raiva amor e td mais ... temos q uns respeitar os outros td bem vc não achar certo uma coisa mas ficar criticando e xingando.. e sobre o racismo contra negros isso sim é abominavel aonde já se viu n gostar de uma pessoa por causa da cor dela aff´s.

Anônimo disse...

Ninguém é mais do que ninguém,
Todos nós somos iguais,
Igualdade para todos,
Desigualdade Jamais!!!

MC Gabriel Andrade.

Anônimo disse...

engraçado q todo mundo diz não ter preconceito mas sempre conhece alguém q tem, pois eu digo q todos temos preconceito, mas o brasileiro não assume. Eu por exemplo tenho preconceito a pessoas q escutam funk.

Anônimo disse...

Eu acho isso ridiculo todo mundo e igual ninguem e diferente.

Anônimo disse...

EU ACHO TUDO ISSO UMA BESTERA porque ninguem e diferente dos outros

Anônimo disse...

É impossível uma pessoa não apresentar em vida algum tipo de preconceito. Por mais simples que seja, este está presente no nosso meio, mas acredito, que seja necessário combater os preconceitos mais horrendos: preconceito contra mulheres, deficientes, raça, língua, homossexuais, e outros.

Anônimo disse...

eu acho isso muito ridico essas pessoas que fazem isso são um bando de ridiculosos todo mundo é igual não importa a cor a linguagem a sexualidade etc.Eu acho isso um abuso essas pessoas deviam ser punidas

Anônimo disse...

bamdo de ridiculos

Anônimo disse...

Vai você toma no cu

Anônimo disse...

eu acho que preconceito não deveria nem existir :S

Anônimo disse...

somos todos iguais, eu sou Anarcopunk e luto por um ideal, sofro muito preconceito e sei muito bem como é ser diferente, muita gente não entende meu modo de pensar, eu sou completamente contra a qualquer tipo de preconceito... somos iguais, nao importando a cor, opçao sexual,idade,altura,classe social,sexo etc; a gente tem que lutar por um mundo liberal onde todo mundo possa se libertar da sociedade.
Bjos :Punk Ramone >_< quem quiser add no face >: Madleyne Brum
<3 <3 <3

Anônimo disse...

somos todos iguais, eu sou Anarcopunk e luto por um ideal, sofro muito preconceito e sei muito bem como é ser diferente, muita gente não entende meu modo de pensar, eu sou completamente contra a qualquer tipo de preconceito... somos iguais, nao importando a cor, opçao sexual,idade,altura,classe social,sexo etc; a gente tem que lutar por um mundo liberal onde todo mundo possa se libertar da sociedade.
Bjos :Punk Ramone >_< quem quiser add no face >: Madleyne Brum
<3<3<3

Anônimo disse...

cada um tem o seu jeito de ser na verdade temos q ser felizes do jto q qer...gnt vcs sao todos sem nocao tenta pensar mais nas coisas doq fikar criticando...